Versalit

Artigos

Atualização-15812-3

Atualização da

NBR 15812-3 de 08/2017 - Alvenaria estrutural - Blocos cerâmicos - Parte 3: Métodos de ensaio


Autor do artigo: Lucas Siqueira

Conteúdo

 

É nesta parte que ficam estabelecidos os métodos de ensaio de elementos em alvenaria construídos com blocos cerâmicos.  Ficam definidos os métodos e os requisitos mínimos para o ensaio ser tornar “válido”.

IMPORTANTE: ESTÁ NORMA ANALISA OS PARÂMETROS DOS BLOCOS DENTRO DE UM SISTEMA, CONTINUANDO OBRIGATÓRIOS OS ENSAIOS PARA OS MATERIAIS (INDIVIDUALIZADOS).

Especificações importantes*


- Fica estabelecido que as dimensões mínimas para um corpo de prova representativo são, 1,20 m x 2,60 m (largura x altura).
- Durante a construção das paredes (corpos de prova) devem ser moldados corpos de prova da argamassa de assentamento e, se a parede for grauteada, do graute. Os mesmos devem ser ensaiados conforme suas respectivas normas abaixo:

NBR 13279 - Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da resistência à tração na flexão e à compressão;
NBR 5739 - Concreto - Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos;
NBR 15270 - 3 - Componentes cerâmicos Parte 3: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação - Métodos de ensaio.

IMPORTANTE: SEMPRE DEVEM SER CONSIDERADAS AS REFERÊNCIAS ESTABELECIDAS EM PROJETO.

Relatório de Ensaio
O relatório de ensaio deve conter no mínimo os seguintes itens:
- Identificação do solicitante; 
- Identificação da amostra e de todos os corpos de prova; 
- Data do recebimento da amostra; 
- Data do assentamento; 
- Data do grauteamento, se houver;
- Condições de cura; data do ensaio; 
- Características geométricas das paredes e descrição da instrumentação utilizada e sua posição;
- Características gerais da construção das paredes, disposição da argamassa de assentamento e do graute; 
- Registros das especificações e resultados de ensaio de resistência a compressão dos componentes (prisma, blocos, argamassa e graute); 
- Valores da área bruta média das paredes, expressos em (mm²); 
- Cargas de ruptura individuais, expressas em newtons (N); 
- Resistências individuais, característica e média das paredes determinadas na área bruta, expressas em megapascals (MPa), com aproximação decimal e valor do coeficiente de variação.

Esta norma fica estabelecida na NBR 15575-2 Edificações habitacionais - Desempenho Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais:

7. Segurança Estrutural
7.2.2.1 Cálculos
“ A análise do projeto dos componentes estruturais da edificação habitacional deve ser feita com base nas seguintes Normas, quando aplicáveis: ABNT NBR 6118, ABNT NBR 6120… ABNT NBR 15812.

As condições de desempenho devem ser comprovadas analiticamente, demonstrando o atendimento ao estado-limite último*, devendo as ações respeitarem as Norma vigentes e as considerações estabelecidas em projeto."

*estado-limite último - Estado crítico em que o sistema não mais atende aos critérios de desempenho relativos a segurança, ou seja, é o momento a partir do qual ocorre rebaixamento perigoso dos níveis de segurança, com risco de colapso ou ruína. A ruína pode ser caracterizada pela ruptura, pela perda de estabilidade, por deformações ou fissuras excessivas.
LOGO - Norma de Desempenho.png