Versalit

Sustentabilidade das Edificações

 

A incorporação de práticas de sustentabilidade na construção é uma tendência crescente no mercado. Sua adoção é “um caminho sem volta”, pois diferentes agentes – tais como governos, consumidores, investidores e associações – alertam, estimulam e pressionam o setor da construção a incorporar essas práticas em suas atividades.

Os princípios da Sustentabilidade devem estar presentes em todo o ciclo de vida do empreendimento: viabilidade, projeto, construção, retrofit e uso.

Sustentabilidade é a situação desejável que permitirá a continuidade da existência do ser humano e de nossa sociedade; é o objetivo máximo do processo de desenvolvimento sustentável. Ela busca integrar aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana com a preocupação principal de preservá-los, para que os limites do planeta e a habilidade e capacidade das gerações futuras não sejam comprometidas,

A adoção pelas empresas de projetos sustentáveis deve obedecer a uma agenda de introdução progressiva, que seja economicamente relevante e viável para o empreendimento.