Versalit

SiAC do PBQP - Habitat

Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat.

Este Sistema de Avaliação busca o aprimoramento de toda cadeia produtiva da construção civil, no que diz respeito ao cenário do espaço construído.

O Sistema utiliza conceitos da Gestão da Qualidade da norma ABNT NBR ISO 9001, com o objetivo de atuar no fomento e implantação de instrumentos e sistemas que garantam a qualidade de projetos e obras. Procura também desenvolver processos, diretrizes e normas que assegurem a conformidade na pratica da edificação, aperfeiçoamento da mão de obra e fornecedores, visando contribuir para evolução da qualidade do setor.

O SiAC do PBQP-H envolve todas as etapas da cadeia produtiva, e valoriza o papel do cliente como foco dos empreendimentos. Os benefícios gerados são:

1. Aumento da qualidade dos produtos;
2. Ganhos em produtividade pela melhoria de: processos de produção, fornecimento de materiais e execução de obras;
3. Redução de custos através da redução dos desperdícios de material;
4. Melhoria da qualificação das empresas da cadeia produtiva;
5. Modernização tecnológica e gerencial, através do fortalecimento da infraestrutura das empresas;
6. Qualificação dos recursos humanos;
7. Satisfação dos clientes.

 

Gestão dos Resíduos da Construção Civil – Resolução CONAMA 307

Esta Resolução estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos sólidos da construção civil, disciplinando as ações necessárias para minimizar os impactos ambientais.

As principais definições estabelecidas nessa resolução, são:

1. Resíduos da construção e demolição são aqueles provenientes da construção, demolição, reformas, reparos e da preparação e escavação do solo.

2. Priorizar a não geração de resíduos e proibir sua disposição final em locais inadequados, como aterros sanitários, em botas-foras, lotes vagos, corpos-d’agua, encostas e áreas protegidas por lei.

3. O poder publico municipal de cada cidade, é o responsável pela implementação e coordenação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, devendo estabelecer diretrizes técnicas e procedimentos, em conformidade com os critérios técnicos do sistema de limpeza urbana local.